Na segunda-feira, 15 de setembro, durante a 300ª Sessão Ordinária do Conselho Superior da Defensoria Pública do Estado do Pará (DPE-PA), foi realizada a cerimônia de confirmação de 24 defensoras e defensores públicos, que concluíram o estágio probatório e passaram a integrar de forma definitiva a carreira.
A solenidade, realizada no auditório da sede da Defensoria, marcou o término do estágio probatório para o grupo que ingressou por meio do V Concurso para Defensor do Estado do Pará, realizado em 2022.
A lista dos(as) defensores(as) confirmados(as) é composta por:
Ana Carolina Simão Fernandes de Miranda; Anderson Luis Lima da Silva; André Luiz Pessoa de Méllo Filho; Carolina Carcio Bernardino de Oliveira; Carolina Cruz Costa Rodrigues; Davi Saraiva Noronha; Fernanda de Sales Schettni; Fernanda Marcião Dias Fernandes; Igor Canguçu Leal; Igor Frota Pita; Joana Aurélio de Lima; João Paulo Fortes Perina; João Rafael Monteiro Rodrigues; Júlia Gracielle Rezende de Sousa; Juliana Goes Rocha; Laiana Sant’Ana Ribeiro; Larisse Campelo Messias; Luana Garcia Lima; Lucas Rafael de Alencar Mota Silva; Lucas Tembra Lima; Marcelo Augusto Santos Nogueira; Maria Carolina Amaral Cordeiro; Olívia Albino de Alencar; Vanessa Maria de Matos Castro.
O estágio probatório, com duração de três anos, é a etapa inicial da carreira de defensor público. Essa fase inclui avaliação contínua de desempenho, capacidade técnica, compromisso institucional, cursos de formação e atuação em diferentes núcleos, assegurando o preparo necessário para o exercício pleno da função.
A ADPEP esteve presente na cerimônia, prestigiando a conquista dos(as) confirmados(as). Em sua manifestação, o Diretor Presidente Bruno Braga destacou que mesmo diante das imensas dificuldades históricas de atuação contramajoritária nos mais diversos municípios, o grupo de 24 colegas com muita dedicação e sensibilidade, honram a carreira, em especial em uma atuação técnica e humanizada.
Como forma de reconhecimento e comemoração, foi oferecido uma singela homenagem brinde aos defensores e defensoras neste momento tão importante da carreira. Este gesto simboliza não apenas apoio institucional, mas também o compromisso da associação com a valorização da carreira e do reconhecimento do esforço individual e coletivo. Reconhecer publicamente tais momentos fortalece a cidadania, a justiça e o sentimento de pertencimento da categoria.












