Na manhã da última terça-feira (16), a Associação das Defensoras e dos Defensores Públicos do Estado do Pará (ADPEP) recebeu representantes de associações jurídicas para um café da manhã que reforçou a importância do diálogo e da integração entre as carreiras. Participaram do encontro a juíza Roberta de Oliveira Santos, presidente da AMATRA 8 (Magistratura Trabalhista); Carolina Ormanes Massoud, presidente da APEPA (Procuradorias Estaduais); Ana Maria Magalhães de Carvalho, presidente da AMPEP (Promotores de Justiça) ; Líbio Araújo Moura, presidente da AMEPA (Magistrados Estaduais); além de Bruno Braga Cavalcante, diretor-presidente da ADPEP.
O encontro destacou o potencial da aproximação entre as entidades, permitindo a troca de experiências e a construção de uma frente institucional mais coesa.

Dentre as propostas apresentadas pela Adpep, a criação de um Fórum de Carreiras Juridicas Típicas de Estado, envolvendo todas as associações como forma de enfrentamento conjunto em temas de abrangência estadual e federal de interesse comum.
Também foi tratado temas como a participação em protocolos sob perspectiva de gênero e a atuação conjunta na seara legislativa estadual e federal, inclusive com assessorias especializadas.

Nesse sentido, a iniciativa reforça também o papel da ADPEP como interlocutora relevante e colaborativa no cenário jurídico estadual, assegurando aos associados maior representatividade e fortalecimento da categoria. O café da manhã foi marcado pelo espírito de união entre as entidades e pela convicção de que o trabalho conjunto é o caminho para avanços institucionais que repercutem diretamente no fortalecimento da justiça e da cidadania.
