Em sessão solene do Pleno do Tribunal de Justiça do Estado do Pará, realizada na última segunda-feira, 2 de fevereiro, foi empossado o novo presidente do Judiciário paraense, desembargador Constantino Augusto Guerreiro, que ficará a frente do TJPA no biênio 2015-2017. A presidente da Associação dos Defensores Públicos do Pará (ADPEP), Marialva Santos e associados estiveram presentes na posse.
Em seu discurso de transmissão do cargo, a desembargadora Luzia Nadja falou da “satisfação de ter contribuído para consolidar um ciclo virtuoso de mobilização intensa e esforço coletivo do Poder Judiciário, para fazer chegar a Justiça aos que mais precisam dela”. Na oportunidade, agradeceu o apoio dispensado por magistrados e servidores, e também das diversas instituições parceiras do Judiciário, e desejou ao desembargador Constantino Guerreiro votos de “uma profícua administração no biênio que se inicia. Vossa Excelência estará ombreado por todos nós, e, especialmente, pelo diligente desembargador Ricardo Nunes, vice-presidente da Corte”.
O novo presidente. em seu discurso de posse, ressaltou o simbolismo da cerimônia, afirmando se tratar de um momento especial. “Representa o degrau maior que poderia galgar alguém, como eu, que se haja determinado a ingressar e percorrer os longos e nem sempre fáceis caminhos da missão da magistratura na prestação jurisdicional. Minhas primeiras palavras teriam, por isso, que ser de agradecimento a Deus e a quantos me guiaram e me apoiaram ao longo do trajeto que me fez chegar até aqui”. O desembargador já soma 30 anos de dedicação à magistratura paraense.
“Foi muito bom estar presente na cerimônia de posse do novo Presidente do Tribunal de Justiça do nosso Estado. Desejo a ele, e aos Corregedores da capital e do interior, uma administração profícua e que possamos ser muito mais parceiros”, destacou Marialva Santos.
Manifestaram-se na cerimônia de posse ainda o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Jarbas Vasconcelos, e o procurador geral de Justiça, Marcos Antonio Ferreira das Neves, saudando o presidente e demais dirigentes, bem como destacando os feitos da gestão da desembargadora Luzia Nadja Nascimento.
Da cerimônia de posse participaram ainda diversas autoridades civis e militares, dentre elas o presidente do Colégio de Presidentes de Tribunais de Justiça Brasileiros e decano do TJPA, desembargador Milton Nobre; o governador do Estado Simão Jatene; o presidente da Assembléia Legislativa do Pará, deputado Márcio Miranda; o presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região, desembargador Francisco Rocha; o presidente eleito da Associação dos Magistrados do Estado do Pará, juiz Heyder Ferreira; e o comandante da Regional Norte do Exército, general Oswaldo de Jesus Ferreira.