A Vice-Presidente da ADPEP Anna Izabel Santos e a Associada Clarice Otoni, que é representante da ADPEP na Comissão Temática de Direito das Pessoas com Deficiência da ANADEP, participaram, na manhã desta quinta-feira (29), da roda de conversa do projeto “ECO – o seu canal direto com o ECA” com a Comissão Permanente em Defesa da Primeira Infância, Criança e Adolescente da ALEPA, sobre Transtorno do Espectro Autista (TEA).
O evento foi uma iniciativa da Defensoria Pública do Pará através da Escola Superior e do Núcleo de Atendimento Especializado da Criança e do Adolescente (NAECA), com parceria da Assembleia Legislativa do Pará e da ADPEP. A mesa da roda de conversa foi presidida pela Defensora Kassandra Gomes, associada e representante da ADPEP na Comissão temática da infância da ANADEP, além de idealizadora do projeto ECO.
A ADPEP foi convidada a compor a mesa de abertura e inicialmente foi representada pela Vice-Presidente, que teve de se ausentar, e posteriormente pela Dra Clarice Otoni, que é mãe de uma criança com TEA. Ela se posicionou sobre diversas questões, entre elas a questão da inclusão da criança autista nas escolas. “É necessário que as escolas tenham profissionais que acompanhem mais de perto essas crianças para avaliar o aprendizado delas. É necessária essa sensibilidade a fim de que o direito possa ser implementado”, disse. Ela citou ainda os prejuízos causados a essas crianças pelo decreto publicado do dia 1º de outubro deste ano tornando pública a Política Nacional de Educação Especial (PNEE) que incentiva a segregação desses estudantes em escolas especiais.
A Deputada Nilse Pinheiro falou sobre a importância de direcionamentos para as políticas de defesa da criança e do adolescente. “Agradeço a presença de vocês aqui. A Defensoria Pública não parou nesse tempo de pandemia, com destaque para a atuação do NAECA, reforçando o desenvolvimento de políticas para o fortalecimento dessa rede de proteção, com profissionais capacitados para atender a todos que precisarem de uma ajuda especial, no que diz respeito ao autismo”, disse.
A roda de conversa aconteceu com a participação de várias Defensoras e Defensores: Dra Kassandra Gomes, Defensora da Infância e da Juventude e idealizadora do projeto ECO; Defensor Público Geral João Paulo Carneiro Ledo; SubDefensora Pública Mônica Belém; Diretor da Escola Superior da DP Rodrigo Ayan; Diretor Social da ADPEP Eduardo Borges e Defensora Alira Pereira. Além disso participaram a Deputada Estadual Profa Nilse Pinheiro, Presidente da Comissão Permanente em Defesa da Primeira Infância, Criança e Adolescente da ALEPA; Nyara Barbalho, Coordenadora Estadual de Políticas para o Autismo; Flávia Marçal, fundadora do grupo Mundo Azul; além de profissionais e técnicos com atuação no TEA: a pedagoga Noah Chiavenato, a psicóloga Jacqueline Guimarães, a assistente social Ana Cristina Furtado e a neuropediatra Deborah Kerches.