ADPEP participa de roda de conversa na ALEPA sobre Transtorno do Espectro Autista (TEA)

You are currently viewing ADPEP participa de roda de conversa na ALEPA sobre Transtorno do Espectro Autista (TEA)

A Vice-Presidente da ADPEP Anna Izabel Santos e a Associada Clarice Otoni, que é representante da ADPEP na Comissão Temática de Direito das Pessoas com Deficiência da ANADEP, participaram, na manhã desta quinta-feira (29), da roda de conversa do projeto “ECO – o seu canal direto com o ECA” com a Comissão Permanente em Defesa da Primeira Infância, Criança e Adolescente da ALEPA, sobre Transtorno do Espectro Autista (TEA).

O evento foi uma iniciativa da Defensoria Pública do Pará através da Escola Superior e do Núcleo de Atendimento Especializado da Criança e do Adolescente (NAECA), com parceria da Assembleia Legislativa do Pará e da ADPEP. A mesa da roda de conversa foi presidida pela Defensora Kassandra Gomes, associada e representante da ADPEP na Comissão temática da infância da ANADEP, além de idealizadora do projeto ECO.

A ADPEP foi convidada a compor a mesa de abertura e inicialmente foi representada pela Vice-Presidente, que teve de se ausentar, e posteriormente pela Dra Clarice Otoni, que é mãe de uma criança com TEA. Ela se posicionou sobre diversas questões, entre elas a questão da inclusão da criança autista nas escolas. “É necessário que as escolas tenham profissionais que acompanhem mais de perto essas crianças para avaliar o aprendizado delas. É necessária essa sensibilidade a fim de que o direito possa ser implementado”, disse. Ela citou ainda os prejuízos causados a essas crianças pelo decreto publicado do dia 1º de outubro deste ano tornando pública a Política Nacional de Educação Especial (PNEE) que incentiva a segregação desses estudantes em escolas especiais.

A Deputada Nilse Pinheiro falou sobre a importância de direcionamentos para as políticas de defesa da criança e do adolescente. “Agradeço a presença de vocês aqui. A Defensoria Pública não parou nesse tempo de pandemia, com destaque para a atuação do NAECA, reforçando o desenvolvimento de políticas para o fortalecimento dessa rede de proteção, com profissionais capacitados para atender a todos que precisarem de uma ajuda especial, no que diz respeito ao autismo”, disse.

A roda de conversa aconteceu com a participação de várias Defensoras e Defensores: Dra Kassandra Gomes, Defensora da Infância e da Juventude e idealizadora do projeto ECO; Defensor Público Geral João Paulo Carneiro Ledo; SubDefensora Pública Mônica Belém; Diretor da Escola Superior da DP Rodrigo Ayan; Diretor Social da ADPEP Eduardo Borges e Defensora Alira Pereira. Além disso participaram a Deputada Estadual Profa Nilse Pinheiro, Presidente da Comissão Permanente em Defesa da Primeira Infância, Criança e Adolescente da ALEPA; Nyara Barbalho, Coordenadora Estadual de Políticas para o Autismo; Flávia Marçal, fundadora do grupo Mundo Azul; além de profissionais e técnicos com atuação no TEA: a pedagoga Noah Chiavenato, a psicóloga Jacqueline Guimarães, a assistente social Ana Cristina Furtado e a neuropediatra Deborah Kerches.