ADPEP marca presença no lançamento da Campanha Nacional da ANADEP: Defensoria pela superação da situação de rua

  • Post author:
  • Post category:Destaque / Notícias
  • Reading time:2 mins read
You are currently viewing ADPEP marca presença no lançamento da Campanha Nacional da ANADEP: Defensoria pela superação da situação de rua

Na ultima quinta-feira, dia 09/05, o Presidente da ADPEP, Defensor Público Bruno Braga Cavalcante, esteve na cidade de São Paulo, no lançamento da Campanha Nacional da ANADEP 2024, que tem como tema “Um novo presente é possível – Defensoria Pública pela Superação da Situação de Rua”.

O evento de lançamento contou com a presença da Presidente da ANADEP, Rivana Ricarte, e da Presidência de diversas associações estaduais, além de Defensores Gerais de inúmeras unidades da federação.

Além do Presidente, estiveram representando o Pará a Subdefensora Pública Geral Mônica Belém e a Coordenadora em Exercício do Núcleo de Direitos Humanos, Felicia Fiuza Nunes.

Estiveram presentes diversas autoridades nacionais e estaduais, destacando-se a Secretária Nacional de Acesso à Justiça, vinculada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, Sheila de Carvalho, o Deputado Estadual e ex senador da República, Eduardo Suplicy, além de diversas lideranças populares da sociedade civil organizada e dezenas de pessoas em situação de rua.

Após a solenidade de lançamento da campanha nacional, houve uma grande roda de diálogo, ocasião em que a população diretamente interessada pôde dar depoimentos emocionantes a respeito da realidade de suas vidas e a importância da atuação da Defensoria Pública para reduzir danos e fornecer um pouco de dignidade.

Ao fim do evento, um grande mutirão de atendimentos foi realizado por dezenas de Defensoras e Defensores Públicos para a salvaguarda de direitos dessa parcela da população tão vulnerável.

Para o Presidente da ADPEP, Bruno Braga, a escolha do tema da campanha deste ano não poderia ser mais acertada. “Além de estarmos em meio ao cumprimento do decidido da ADPF 976, que estabelece uma série de medidas a serem tomadas pelo poder público para enfrentar a delicada situação das pessoas em situação de rua, a temática nos reconecta com a essência da instituição, que é estar ao lado e ser a voz dos hipervulneráveis nos mais diversos aspectos”, disse.