Defensora paraense é selecionada pela ANADEP para intercâmbio internacional

You are currently viewing Defensora paraense é selecionada pela ANADEP para intercâmbio internacional

A Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos (ANADEP) anunciou na quinta-feira, 11 de julho, a lista de defensores e defensoras selecionados para o Programa de Intercâmbio do Bloco de Defensores Públicos Oficiais do MERCOSUL (BLODEPM). O evento ocorrerá entre os dias 12 e 16 de agosto em Quito, Equador.
Entre os 24 participantes, Andreia Macedo Barreto, indicada pela Associação das Defensoras e Defensores Públicos do Estado do Pará (ADPEP), foi escolhida e irá representar o Estado e a Amazônia. O outro brasileiro selecionado o defensor público Guilherme Gomes Vieira, do Distrito Federal. Veja a lista:


Durante o intercâmbio, os participantes terão hospedagem, transporte, material didático e acompanhamento nas atividades oferecidos pela organização. A seleção final dos candidatos foi realizada pela Defensoria Pública do Equador, com base na análise curricular dos indicados.
Andreia Barreto destaca que já fez outros intercâmbios, “mas este é o primeiro direcionado direcionando para troca de experiência com outra Defensoria Pública não brasileira, isto é, a do Equador. Também é a primeira vez que participo da seleção da BLODEPM, em que se tem a importante participação da ANADEP na pré-seleção das candidatas e candidatos associados”.
É a defensora que fala da expectativa pelas trocas de conhecimentos: “A expectativa é de aprendizado. Trata-se de uma grande oportunidade para conhecer a realidade da Defensoria Pública do Equador e o trabalho dos Defensores e Defensoras equatorianas, incluindo suas boas práticas, em especial em matéria de direitos humanos e garantia do acesso à justiça aos vulneráveis”.
Além disso, a participação de Andreia Barreto reforça a importância da integração e troca de experiências entre defensores públicos dos países da América Latina, promovendo o fortalecimento da justiça e dos direitos humanos no Pará e na Amazônia.