Missão de Observação Eleitoral cumpre agenda intensa no Dia das Eleições

You are currently viewing Missão de Observação Eleitoral cumpre agenda intensa no Dia das Eleições

Os 3 Defensores Públicos credenciados junto à Anadep realizaram diversas atividades em Belém e Ananindeua, como reuniões institucionais e entrevistas com servidores públicos, agentes de segurança pública e principalmente eleitores, visando a lisura e o constante aperfeiçoamento do processo eleitoral.

O segundo dia de programação dos observadores eleitorais no Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA) foi intenso, com atividades desde as primeiras horas da manhã. A primeira etapa de observação começou com o acompanhamento da impressão das zerésimas, documento que comprova que as urnas eletrônicas não registraram nenhum voto antes da abertura da votação. Em seguida, foi aberta uma sessão plenária no TRE-PA, acompanhada pelos observadores.

Os observadores eleitorais credenciados pela ANADEP, Bruno Braga, Alessandro Oliveira e Bianca Caribé, dividiram-se estrategicamente para ampliar o alcance da fiscalização junto aos eleitores. A dupla de defensores Bruno Braga e Alessandro Oliveira iniciou a manhã na Escola Estadual Paes de Carvalho em Belém, onde aplicaram questionários aos eleitores presentes. Depois, visitaram outros locais de votação, como Escola Estadual Álvares de Azevedo, Colégio Santa Rosa e Paróquia São Jorge, para continuar a coleta de dados. Simultaneamente, a defensora Bianca Caribé visitou as Escolas Maria Araújo Figueiredo, Luiz Nunes Direto, Professora Zulima Vergolino Dias e Agostinho Monteiro, localizadas na região de Ananindeua.

A programação matinal foi concluída com uma visita ao Ginásio Mangueirinho, onde a Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica (CAVE), junto com uma empresa de auditoria, conduziu os Testes de Integridade nas urnas eletrônicas que haviam sido sorteadas no dia anterior.

]

No período da tarde houve visita à 1ª Zona Eleitoral da Capital, juntamente com as observadoras Lais Guimarães, da Transparência Eleitoral, e Natascha Vasconcelos, da OAB/PA.

No final do dia, a última etapa da programação foi acompanhar o monitoramento da apuração e a apresentação do CAT-SAT. Uma sala de operações estratégicas foi montada no prédio sede do TRE-PA, onde os dados da organização do pleito, logística, locais de votação e seções eleitorais são acompanhados por uma grande equipe de servidores especialistas.

A participação da ANADEP como Observadora Eleitoral neste primeiro turno foi fundamental para validar essas etapas cruciais de segurança, além de promover os esforços da Missão de Observação em se comunicar com instituições e com a população para garantir a transparência e a integridade do pleito eleitoral, além de colher percepções visando o constante aperfeiçoamento de todo o processo eleitoral, reforçando a participação cidadã e a democracia.