Corpo de Jurados e Juradas do Prêmio de Jornalismo Luiz Maklouf Carvalho se reúne; inscrições no concurso seguem abertas até 31/10

You are currently viewing Corpo de Jurados e Juradas do Prêmio de Jornalismo Luiz Maklouf Carvalho se reúne; inscrições no concurso seguem abertas até 31/10
Na noite desta segunda-feira (12) ocorreu uma reunião online do Corpo de Jurados e Juradas do Prêmio de Jornalismo Luiz Maklouf Carvalho. O encontro foi para todos se apresentarem e dialogarem sobre o concurso, o edital, o cronograma e a comissão organizadora responder eventuais dúvidas existentes.
Foram levantadas várias questões, entre elas os detalhes na análise técnica dos trabalhos jornalísticos submetidos pelos participantes do concurso. A Ouvidora da Defensoria Pública Norma Miranda Barbosa, por exemplo, defendeu a importância de uma análise que verifique o emprego correto de termos sociais pelo jornalista. “Muitas vezes os jornalistas usam termos politicamente incorretos e, por se tratar de um prêmio de direitos humanos, a comissão de jurados deve observar atentamente isso. É preciso usar corretamente os termos desenhados hoje dentro da politica de defesa dos direitos humanos, da criança e do adolescente, do idoso, das pessoas com deficiência, …”, disse.

A iniciativa busca premiar jornalistas de qualquer lugar do Brasil que publiquem matérias ou reportagens sobre os serviços essenciais da Defensoria Pública do Pará e a atuação na garantia dos direitos a partir dos trabalhos desenvolvidos pelas Defensoras e Defensores Públicos em favor da população residente nessa região do país, em suas diversas esferas no campo social.

Nesta 1ª edição, o Prêmio terá como temática “Os Direitos Humanos na Região Amazônica através da atuação da Defensoria Pública do Estado do Pará”. Conforme consta noedital, são duas modalidades (jornalista profissional e estudante), divididas em cinco categorias: Jornalismo Impresso (jornal/revista); Radiojornalismo; Telejornalismo; Webjornalismo e Fotojornalismo.

Participaram da reunião desta segunda-feira o Presidente da ADPEP Marcus Vinicius Franco, a Vice-Presidente da ADPEP Anna Izabel Santos, o Diretor Social da ADPEP Carlos Eduardo Barros, além dos jornalistas João Paulo Seabra (TV e rádio Cultura), Ana Prado (coordenação do curso de Comunicação da UFPA), Nara Bandeira (SBT), Elias Serejo (SINJOR), Gabriela Azevedo (G1 Pará), Luiz Cláudio Fernandes (assessor de comunicação da ADPEP), e a Ouvidora da Defensoria Pública Norma Miranda Barbosa.