Diretoria da ADPEP se reúne com Delegados Regionais

Diretoria da ADPEP se reúne com Delegados Regionais

Na tarde desta segunda-feira (29.03.2021), a ADPEP, por meio de seus Diretores, realizou reunião pelo aplicativo Zoom com os Delegados Regionais da Associação. Participaram da reunião Mayana Barros Jorge João, Representante da Regional Caeté (sede Capanema), Walbert Pantoja de Brito, representante da Regional de Tocantins (sede Abaetetuba),  José Erickson Ferreira Rodrigues, representante da Regional de Carajás (sede Marabá), José Rogério Menezes, representante da Regional do Xingu (sede Altamira) e Marcos Leandro Ventura de Andrade, representante da regional do Baixo Amazonas (sede Santarém). Da diretoria da ADPEP participaram Marcus Vinicius Franco, Presidente, Anna Izabel e Silva Santos, Vice-Presidente, Carlos Eduardo Barros da Silva, Diretor Social, Eliana Vasconcelos, Diretora de Assistência Social, e o membro do Conselho Fiscal, Arthur Neto.

O primeiro ponto de pauta foi o Prêmio de Jornalismo Luiz Maklouf Carvalho, tendo sido feita uma explanação detalhada do prêmio pelo Diretor Social Carlos Eduardo, destacando a importância do concurso que visa estimular que a imprensa divulgue cada vez mais ações das Defensoras e Defensores Públicos. Ele também explicou que o prêmio possui tanto a categoria profissional como a categoria para os estudantes e abrange cinco modalidades de premiação (jornalismo impresso, radiojornalismo, telejornalismo, webjornalismo e fotojornalismo).

Ficou definido que os(as) Defensores(as) Pùblicos(as) poderão contar com o Assessor de Comunicação da ADPEP, o Jornalista Luiz Cláudio Fernandes, para receber informações sobre as atividades defensoriais e realizar uma “provocação” para os órgãos de imprensa. A entrega do Prêmio Luiz Maklouf Carvalho de Jornalismo está prevista para o dia 09.12.2021.

Página do concurso Prêmio de Jornalismo Luiz Maklouf Carvalho

Edital do Prêmio

Página de inscrição

A segunda pauta foi o lançamento do livro em comemoração aos 34 anos da ADPEP. Foi feita uma explicação sobre o edital pelo Conselheiro Arthur Neto, que destacou a existência de duas possibilidades de texto, uma acadêmica, com até 20 páginas, e uma tratando de aspectos práticos, com textos de 04 a 07 páginas.  A data prevista para o sorteio de final de ano da ADPEP e lançamento do livro comemorativo aos 34 anos da associação é dia 10.12.2021. Os Defensores e Defensoras podem submeter seus trabalhos para publicação no livro exclusivamente por mensagem eletrônica dirigida ao e-mail adpep34anos@gmail.com. As regras podem ser consultadas no Edital do livro.

O presidente Marcus Vinicius destacou a importância dessas ações. “Elas fortalecem a ADPEP, divulgam o trabalho de cada associado(a), incentivam o associativismo e, ainda, dão mais visibilidade à instituição Defensoria Pública, permitindo que a instituição tenha mais força e mais orçamento”, disse.

Por fim, a reunião tratou da AGE do dia 06.04.2021, que discutirá qual será a atuação da ADPEP a respeito da Lei Complementar Federal nº. 173/2020 (lei da pandemia, que congelou a contagem do tempo de serviço) e a Lei Estadual nº. 9.058/2020 (que criou o sistema de defesa do agente político e do servidor público), da reforma do estatuto da ADPEP e solicitou-se que todos incentivassem a atualização cadastral de cada associado, para que a associação possa enviar com sucesso os impressos e brindes para todos(as), inclusive do Dia da Defensoria Pública, 19.05.2021.

Saiba mais sobre a Lei Estadual nº. 9.058/2020 (antes Projeto de Lei nº. 39/2020)